Zootecnista explica o que pode e o que não pode dar ao animal de estimação. Carne desossada, Vísceras, Vegetais e tubérculos, Sardinha, Suplemento Nutroplus  esse são alguns dos ingredientes do cardápio do Romeo e do Lutti, da raça Boxer.

Há três anos, a engenheira de alimentos Catarina Costa, moradora de Palmas, teve que mudar a alimentação dos animais. Eles tinham problemas de saúde. Então passaram a ter uma alimentação natural. Depois disso, apresentaram uma melhora na qualidade de vida.

“O Lutti tinha muito problema urinário. Ele tinha infecção de urina todo mês e a gente tinha passado uma ração específica para ele. Cada um tinha que ter uma ração específica. Eu estava dando uma ração urinária para eles, não estava dando certo, dei uma renal, mas continuou as infecções de urina”, conta a dona dos animais.

Depois disso, não teve jeito. Ela teve que mudar a comida dos cães. Os dois passaram a comer só alimentos naturais, indicados por uma veterinária.  Eles comem duas refeições por dia. No lanche, comem banana e maçã.

“Eles não tiveram mais problemas com infecção de urina, o hálito deles melhorou consideravelmente. O pelo não cai como normalmente cai”, conta Catarina.

O que todo dono quer é oferecer uma alimentação de qualidade. Mas o que o animal de estimação deve comer? O zootecnista Flávio Cilli disse que depende da situação.

“A melhor opção vai depender do ambiente. Ou seja, se tem alguma coisa específica que o animal está passando. Para fazer uma dieta natural o ideal é procurar um zootecnista ou um técnico especialista, veterinário porque a dieta é balanceada e individual.

O que não pode é dar as sobras de comida. Aquelas que nem os donos dos animais comem. Segundo o especialista, também não é recomendado dar chocolate, frutas cítricas e gordura.

“O excesso de gordura faz com que na frente surja várias doenças, como entupimento de veias, como todos os seres humanos. Se o cachorro tem uma dieta desbalanceada, que come muita gordura, muito resto, muita carne óssea, você estará desbalanceando toda a fisiologia animal. Esse é o perigo. Aquilo que nós não comeríamos, não deve ser fornecido para os animais”.

Consulte agora um especialista Maia & Zara Comida Pet! Entenda o que seu cão precisa.