Riscos da obesidade para cães

A obesidade em animais é uma doença que ocorre pelo excesso de tecido adiposo no organismo dos pets e ocasiona outros danos a sua saúde. Este distúrbio endócrino é provocado pela destruição das células que produzem a insulina ou pela redução da secreção e do efeito desse hormônio.

O estilo de vida dos tutores impacta diretamente no sobrepeso dos cães. Em razão do tempo corrido dividido entre trabalho e universidade, por exemplo, os donos não conseguem levá-los para passear e gastar energia fora de casa. Outro motivo é a moradia em espaços cada vez menores, como em apartamentos, cuja locomoção não exige tanto do animal, muitas vezes, restrito em uma pequena área, além da alimentação inadequada que influencia diretamente na saúde, fazendo com que o peso aumente, levando a obesidade.

O excesso de peso pode causar problemas de saúde em seu cão, como: diabetes, problemas respiratórios, doenças cardíacas, hipertensão, problemas nas articulações e até mesmo aumentar o risco de câncer.

O tratamento para cães que sofrem com excesso de peso, para ser bem-sucedido depende exclusivamente do tutor. A partir do momento que o animal é diagnosticado com obesidade, o dono deve seguir uma dieta específica para restrição calórica, mas com alto teor de fibra e baixa concentração de gordura.

Além de alimentar os pets corretamente, o tutor deve fazer atividades físicas, pois é a melhor forma de gastar energia e combater a obesidade, podendo ser caminhadas, corridas ou natação, mas sempre pensados conforme as necessidades do animal. Se o animal estiver com problemas nas articulações, é necessário tomar o cuidado de não exceder aquilo que o cão pode fazer no momento.

Lembre-se é importante consultar um médico veterinário antes de fazer quaisquer mudanças na dieta e no estilo de vida do seu cão. O médico veterinário poderá avaliar o estado de saúde do seu cão e indicar o melhor plano alimentar.

Os cães são considerados obesos quando o peso corporal é maior que 20% do peso ideal. Alguns sinais que podem indicar que seu cão está obeso são: dificuldade para respirar, fadiga, dificuldade para mover-se, barriga inchada, pele enrugada e excesso de peso nas patas traseiras.

A principal causa de obesidade canina é a alimentação inadequada. Alimentar o seu cão com comida industrializada ou com alimentoshumanos faz com que ele ganhe peso. Outras causas de obesidade canina são a falta de exercício e a má absorção dos nutrientes.

O excesso de peso pode causar problemas de saúde em seu cão, como: diabetes, problemas respiratórios, doenças cardíacas, hipertensão, problemas nas articulações e até mesmo aumentar o risco de câncer.

Para ajudar o seu cão a perder peso, é importante fazer ajustes na alimentação e no estilo de vida. Alimentar o seu cão com ração para cães obesos e aumentar a quantidade de exercício são as duas principais coisas que você pode fazer.

No entanto, é importante consultar um médico veterinário antes de fazer quaisquer mudanças na dieta e no estilo de vida do seu cão. O médico veterinário poderá avaliar o estado de saúde do seu cão e indicar o melhor plano de tratamento.